A pandemia de Covid-19 acelerou o uso de tecnologia nos processos das empresas e trouxe a discussão sobre o quanto elas estão preparadas para lidar com situações adversas desse nível.
Grande parte dos negócios já está ciente e imersa nas vantagens da transformação digital, utilizando a tecnologia para amenizar os efeitos da crise.
A seguir, mostramos as duas soluções adotadas pelas empresas diante desse cenário que, apesar de parecerem óbvias, merecem atenção:
Home office e vídeo chamada
A modalidade de trabalho remoto já era praticada por alguns negócios antes da pandemia, principalmente agências e startups, mas em 2020 até as companhias mais tradicionais adotaram o modelo.
O home office só é permitido graças ao suporte tecnológico e a colaboração entre as pessoas envolvidas. E, por conta desses fatores, essa dinâmica pode elevar os riscos de ciberataques.
Portanto, além de uma política de segurança e soluções efetivas para proteger dados – como monitoramento, mapeamento, criptografia, entre outras – é necessário também conscientizar os funcionários sobre boas práticas: bloquear a tela do desktop sempre que ocorrer um período de não uso, ter cautela ao clicar em links e baixar anexos, etc.
Para auxiliar sua empresa tanto na implementação de uma política de segurança, quanto no compartilhamento de conhecimento com os colaboradores, você pode contar com nossos consultores.
Nuvem híbrida
O armazenamento em nuvem também proporciona inúmeros benefícios para o negócio, como acessibilidade em qualquer lugar com acesso à internet, além de ser uma prática sustentável.
Mas ao migrar dados para a nuvem, é necessário redobrar o cuidado com todos os tipos de dados, investindo em segurança da informação.
Se a sua empresa já utiliza os processos citados acima, é hora de investir em cibersegurança! Até porque, a partir de agosto desse ano, quem não estiver em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) receberá sanções. Fale com nossos especialistas sem compromisso: https://leadcomm.com/consultoria-lgpd/
Comments are closed.


Comentários